terça-feira, 27 de outubro de 2015

Divulgação de E-book sobre PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS para download grátis!


Atualmente contamos com um percentual muito baixo de remanescentes florestais preservados no Brasil, principalmente no Bioma Mata Atlântica que segundo dados da SOS MATA ATLÂNTICA para o ano de 2012, restaram somente 7,9% de remanescentes florestais em áreas acima de 100 hectares

Os ecossistemas são importantíssimos para a vida humana, pois desempenham funções como a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos violentos do clima, promovem a decomposição do lixo, a geração de solos férteis, o controle de erosões, a reprodução da vegetação pela polinização e pela dispersão de sementes, o controle de pragas, o sequestro de carbono por meio do crescimento da vegetação, entre outros serviços ambientais.

Preservar e/ ou conservar estes ecossistemas constantemente pressionados por diversas atividades impactantes, não é tarefa fácil e demanda muito planejamento e habilidade em mediar conflitos socioambientais e o velho conceito que a natureza é vasta e seus recursos são infinitos.

Um dos instrumentos muito utilizados na tentativa de viabilizar a chamada "Floresta em pé" é o PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS, que consiste em recompensar os agentes econômicos que usam os recursos naturais (criadores de gado, produtores rurais, exploração de madeira), gerando bens ambientais e serviços que beneficiam não somente eles mesmos, mas principalmente a sociedade, seja ela local, regional ou global.



Serviços ambientais são processos gerados pela própria natureza através dos ecossistemas, com a finalidade de sustentar a vida na Terra. Os serviços ambientais são responsáveis pela manutenção da biodiversidade, o que permite a geração de produtos como a madeira, fibra, peixes, remédios, sementes, combustíveis naturais etc, que são consumidos pelo homem.

A Evolutis Soluções Ambientais gostaria de divulgar e recomendar a leitura do E-book: Pagamento por serviços ambientais. Da teoria à prática lançado pelo Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA).

Este livro versa sobre diversos aspectos referentes ao Pagamento por serviços ambientais, trazendo a experiência do Projeto Produtores de água e floresta na região hidrográfica do Guandu, Estado do Rio de Janeiro, que já soma 7 anos de vida.

Você poderá acessar e fazer o download desta publicação clicando na legenda da imagem abaixo!

Esperamos ter contribuído para a divulgação deste importante trabalho que visa ser um facilitador para os profissionais, tomadores de decisão e sociedade em geral. 



Baixe aqui o exemplar e aprenda, da teoria à pratica, como é possível remunerar proprietários de terras produtoras de água!

Convidamos a todos!!! 
Para acessarem nosso site e curtirem nossa fanpage!!! 



               



Fontes:










Um comentário:

Obrigado pela sua participação !
Acesse nosso Site: www.evolutisolucoes.com.br