quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA AGORA É LEI !



Evolutis Soluções apresenta mais um serviço prestado, implementação da Coleta Seletiva, que consiste em um instrumento fundamental para a melhora na gestão ambiental e da qualidade de vida de todos os cidadãos. 

A coleta seletiva é a separação na fonte dos materiais com potencial reciclável (vidro, metal, plástico, papel) do restante dos resíduos gerados nos domicílios, empresas, condomínios, eventos e todos os estabelecimentos geradores de resíduos, evitando deste modo a contaminação dos materiais recicláveis com os resíduos orgânicos e perigosos.

implementação da Coleta Seletiva em: Empresas, Prédios, Condomínios, Órgãos Públicos, Clínicas, Consultórios, na realização de eventos profissionais (congressos, seminários) e culturais (shows, feiras) irá promover uma adequação, as legislações municipais, estaduais e federais vigentes:


• Lei 6.938/ 81, que apresenta a Política Nacional do Meio Ambiente que tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia a vida. A implementação da coleta seletiva auxilia nestes objetivos,  pois contribui para a diminuição da exploração dos recursos naturais, além de gerar renda para os catadores de materiais recicláveis.   

• Lei 12.305/ 10, que apresenta as diretrizes para da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, e traz como um dos instrumentos fundamentais para que ocorra esta implementação: A Coleta Seletiva e a Responsabilidade compartilhada, onde o consumidor deverá assumir a responsabilidade pelos resíduos gerados.  

 Lei 6.408/ 13, que torna obrigatória todas as edificações residenciais com mais de três andares no estado do Rio de Janeiro a disponibilizarem recipientes para coleta seletiva de lixo.

• Resolução 55/13 do CONEMA, estabelece procedimento de diferenciação mínima de cores para a coleta seletiva simples de resíduos sólidos urbanos e de resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, a ser adotado na identificação de coletores e veículos transportadores, para a separação de resíduos no Estado do Rio de Janeiro (veja nas figuras ao lado). 


A coleta seletiva se preocupa em evitar a contaminação dos materiais recicláveis com os resíduos orgânicos e perigosos. 

Ao separarmos na fonte geradores o material reciclável, do restante dos resíduos, estaremos exercendo nossa cidadania da maneira mais eficaz e cumprindo as normas ambientais, evitando multas e sanções penais e administrativas. 


Quando os resíduos são coletados de forma seletiva, eles deixam de ser considerados “lixo” e passam a ser denominados “recursos”. Estes “recursos”, irão gerar renda para milhares de pessoas que retiram seu sustento através da cadeia da reciclagem. Outro ponto positivo de se realizar  a coleta seletiva, é que quando estes “recursos” retornam a cadeia produtiva das indústrias, se reduz a exploração dos recursos naturais, já tão defasados em nosso planeta. Ou seja com uma simples atitude podemos mudar todo o processo e “fazer a nossa parte”, por um mundo mais sustentável e mais justo.

Saiba como Implementar a COLETA SELETIVA!

Convidamos a todos para acessarem nosso site e conhecerem melhor nossa empresa e nossos serviços ambientais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !
Acesse nosso Site: www.evolutisolucoes.com.br