quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Divulgação de evento gratuito Resíduos sólidos: encontro debaterá tecnologias aplicáveis na incineração


Evolutis Soluções em Gestão de Resíduos gostaria de divulgar o encontro: Resíduos sólidos: encontro debaterá tecnologias aplicáveis na incineração, promovido pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP/ FIOCRUZ.  


Muito têm se discutido sobre as diferentes tecnologias existentes para que se possa melhorar e universalizar a gestão de resíduos sólidos no Brasil. Uma das alternativas mais controversas é a INCINERAÇÃO de resíduos sólidos urbanos, uma vez que ainda apresentamos taxas irrisórias de coleta seletiva nos municípios brasileiros, retira a matéria prima das cooperativas de catadores e consequentemente da cadeia produtiva, além de liberar na atmosfera uma série de toxinas nocivas a saúde da população e do meio ambiente.








O debate deste tema levanta diversas discussões que possuem interferência direta nos desdobramentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos lei nº 12.305/ 10, pois cada município, pode criar regras específicas sobre os tipos de destinações que dará para os resíduos sólidos urbanos gerados, a lei traz em seu §1º do artigo 9º que o processo de incineração se enquadra como uma solução ambientalmente adequada.    





Segue abaixo as informações sobre esse encontro!!!



      

Descrição do Encontro:

A incineração de resíduos sólidos urbanos será o tema da próxima sessão do DSSA Debate - uma série de discussões sobre temas referentes à saúde ambiental -, promovido pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP. A VI edição do encontro, marcado para o dia 7 de outubro, às 13h30, na sala 410 da ENSP/ FIOCRUZ, terá como foco a questão das tecnologias aplicáveis na incineração de resíduos no Brasil. 

A chefe do Departamento e coordenadora do evento, Clementina dos Santos Feltmann, lembrou que, nos últimos anos, a incineração vem sendo considerada um processo possível no país, embora existam incertezas em todo o mundo acerca da implantação e operação desse tipo de tecnologia. 

O encontro é aberto ao público, e não é necessária a inscrição prévia. Além disso, os interessados podem receber certificado de participação. Os palestrantes convidados serão o consultor internacional suíço e especialista em gestão de resíduos sólidos Mauro Gandolla e o diretor de Gestão de Resíduos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam/MG), Renato Brandão.
DSSA debate
A proposta do DSSA debate é que este seja um espaço estratégico para a promoção do debate de temas relacionados ao saneamento e à saúde ambiental com implicações na saúde pública. Inicialmente, o que se pretende é realizar encontros mensais. Segundo Clementina, a intenção é discutir não só temas emergentes e de grande apelo na sociedade, como também assuntos correntes da área de saneamento e saúde ambiental. Para tanto, as reuniões visam, além da participação dos próprios pesquisadores do Departamento, a integração dos alunos da Escola e os demais interessados nos assuntos que serão abordados.



Serviço:
VI DSSA Debate
Tema: Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos: tecnologia aplicada no Brasil?
Coordenação: Camille Mannarino
Palestrantes: Mauro Grandolla e Renato Brandão
Local: Sala 410 da ENSP/ FIOCRUZ
Dia e Hora: 7 de outubro, às 13h30

Fonte:
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/38280


Esperamos ter contribuído para a divulgação deste importante evento 
e convidamos a todos para acessarem nosso site e conhecer melhor 
nossa empresa e nossos serviços ambientais. 

Convidamos a todos!!! 

Para acessarem nosso site e curtirem nossa fanpage!!! 


 
                
 Clique aqui para acessar nosso site!        Clique aqui e curta nossa Fanpage!         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !
Acesse nosso Site: www.evolutisolucoes.com.br