terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Conheça e participe do projeto de Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Rio de Janeiro!


A Evolutis Soluções Ambientais, gostaria de divulgar o projeto que está elaborando o Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Rio de Janeiro - ZEE-RJ.

O Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Rio de Janeiro consiste em um importante instrumento de planejamento regional e gestão territorial que envolve estudos sobre as relações entre a sociedade e a natureza. A Secretaria de Estado do Ambiente – SEA em parceria com o INEA e outras secretarias de estado vem coordenando a elaboração do projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio de Janeiro.

A elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico representa o compromisso do governo do estado do Rio de Janeiro de aprimorar seus instrumentos de gestão com vista ao enfrentamento dos desafios associados às necessárias adaptações a serem promovidas na dinâmica territorial e ambiental com destaque para aquelas decorrentes das mudanças climáticas e do cenário econômico tendencial.

De modo a garantir a governança do ZEE em sua etapa de implementação, deve ser assegurada, no curso da sua elaboração, a efetiva participação dos segmentos sociais afetos ao tema. Para isto, ao longo da elaboração do ZEE serão realizadas oficinas de trabalho e consultas públicas, iniciando por um público de perfil mais técnico, agregando em cada etapa novos segmentos, buscando se aproximar, gradativamente, dos problemas e da percepção dos atores locais (Adaptado SEA, 2015).
  
Essas consultas são abertas ao público e a participação de todos é de extrema importância para o aprimoramento do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio de Janeiro.  

As próximas consultas públicas irão ocorrer nos municípios de Itaguaí; Volta Redonda e Angra dos Reis.


Figura. 1. Calendário das consultas públicas do ZEE-RJ. 

Para saber mais sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio de Janeiro acesse: www.zee.rj.gov.br

A consulta pública é um mecanismo criado com o objetivo de intensificar a articulação entre o poder público e a sociedade, permitindo que essa última participe da formulação e definição de políticas públicas.

Por meio da consulta pública, qualquer cidadão poderá participar da construção do ZEE-RJ. Avalie o zoneamento proposto para a Região Hidrográfica onde atua ou reside.
Figura. 2. Página para escolher a região hidrográfica do estado do Rio de Janeiro para incluir informações no ZEE-RJ.



Atenção! 
A consulta pública eletrônica estará ativa até 
dia 15 de Março de 2016!!!


Esperamos ter contribuído com a divulgação deste importante instrumento de gestão ambiental que possui o objetivo de melhorar o planejamento regional e gestão territorial do Estado do Rio de Janeiro.


Convidamos a todos!!! 

Para acessarem nosso site e curtirem nossa fanpage!!! 




                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !
Acesse nosso Site: www.evolutisolucoes.com.br