sexta-feira, 3 de agosto de 2018

MINI CURSO GRATUITO: BIODIVERSIDADE NA BAIXADA FLUMINENSE


Olá a todos,


Evolutis Soluções Ambientais  irá ministrar o Mini Curso: Biodiversidade na baixada fluminense.
O curso será oferecido dentro do XIII UFRJ AMBIENTÁVEL ​​nos dias  22 e 24 de Agosto de 2018 das 15h- 18hs com carga horária total de 6hs / aula e terá inscrições GRATUITAS!!!

Descrição do curso

O objetivo principal do curso é trabalhar com os alunos a relação entre a sociedade e o ambiente, de forma que sejam discutidas soluções que reduzam os impactos ambientais sobre os ecossistemas e as formas de recuperação desses locais de importante função ecológica, econômica e social.

Introdução 

A região da Baixada Fluminense engloba os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Queimados; podendo também se estender para Magé e Guapimirim, Japeri, Paracambi, Seropédica, Mangaratiba e Itaguaí. Esta região possui uma população estimada de 3.730.000 milhões de habitantes. Apesar de estarem inseridos na Região Metropolitana do Estado, estes municípios sofrem com indicadores precários relacionados a serviços de infraestrutura e qualidade de vida, dentre estes indicadores podemos citar: mobilidade urbana, abastecimento de água, coleta e tratamento dos resíduos sólidos, saneamento básico e índice de área verde por habitante.

Apesar de todas estas dificuldades a região abriga um dos mais significativos remanescentes de Mata Atlântica do Estado, onde estão conservados importantes recursos hídricos e uma rica biodiversidade, muitas vezes desconhecida dos moradores da região. Estas áreas preservadas possuem um potencial subutilizado para atividades científicas, de ecoturismo e educação ambiental.

Compreender os mecanismos de conservação/ preservação do meio ambiente é fundamental para que os novos gestores e/ou cidadãos preocupados com a degradação ambiental, possam desenvolver atividades pautadas nos princípios da sustentabilidade.

Tópicos abordados no curso:

Biodiversidade (Conceitos e Definições)
  • Conceito de biodiversidade 
  • Características do Bioma Mata Atlântica
  • Principais impactos ambientais sobre o Bioma Mata Atlântica
  • Fauna e flora
  • Unidades de Conservação da Mata Atlântica
  • Preservação x conservação
  • Características gerais da Baixada Fluminense
  • Unidades de Conservação da Baixada Fluminense
  • Principais pressões sobre a biodiversidade da Baixada Fluminense
  • Fauna e flora, espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção 
  • Estudos de caso concretos
        

VAGAS LIMITADAS !!!
INSCRIÇÕES GRATUITAS!!!


Segue as instruções para garantir sua vaga em nosso Mini-Curso:

1- Faça sua Inscrição Gratuita no UFRJ Ambientável através do link: http://ambientavel.poli.ufrj.br/inscreva-se/ (A partir de segunda feira dia 6 de agosto a comissão organizadora irá enviar um e-mail com a ficha de inscrição para o mini curso).
2- Curtam nossas fanpages para acompanhar as atualizações do evento e nossas atividades: 

Evolutis Soluções Ambientais Copyright © 2018 |
*Todos os direitos reservados.

contato@evolutisolucoes.com.br |

Um comentário:

  1. Ótimo blog post, recomendo para os alunos de gestão ágil de projetos, vai ajudar a todos que se interessam muito pelo assunto

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação !
Acesse nosso Site: www.evolutisolucoes.com.br